Quantcast
Channel: INFO Games » iPhone
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Dos criadores de Angry Birds, Amazing Alex usa fórmula antiga

0
0

Dos criadores de Angry Birds, Amazing Alex chega aos celulares e tablets tentando mostrar que existe criatividade além dos pássaros bravos.

Você com certeza já deve ter jogado ou escutado falar de Angry Brids. Um dos maiores fenômenos dos últimos tempos é um jogo extremamente simples lançado pela Rovio em 2009, empresa que na época era apenas um pequeno estúdio de games.

Muitos atribuem o sucesso de Angry Birds ao modelo de negócios “freemium”, onde uma versão grátis é disponibilizada para o jogador testar e, se gostar, pagar pela versão completa. Angry Birds, sem dúvidas, é importante para o mercado de jogos portáteis, mas talvez o mérito seja muito mais por ter aparecido do jeito certo na hora certa do que por ser um jogo dotado de grandes ideias.

Quase três anos depois de lançar apenas atualizações e novas versões de Angry Birds, a Rovio coloca no mercado Amazing Alex, uma proposta completamente diferente dos passarinhos voadores.

Alex é jovem garoto inventor que utiliza engenhocas para fazer as coisas funcionarem. É como a abertura do clássico “X-Tudo”, da Rede Cultura, ou exatamente como The Incredible Machine, série da Sierra lançada na década de 1990 para computadores.

Por mais adaptado que Amazing Alex seja ao formato atual de jogos portáteis, com fases curtas e desafios envolvendo conseguir pontuação máxima, o jogo funciona de forma muito parecida com The Incredible Machine. Em tempos de Zynga, não é estranho ver a Rovio se inspirando em outro jogo para alavancar seu próprio.

Mas a inspiração não é o problema. O que incomoda é ver discursos da Rovio que seus jogos são os mais originais e criativos. Cut the Rope, da Chillingo, é um jogo original. Amazing Alex é um jogo divertido, mas não original.

Os desafios são interessantes e a curva de aprendizado é maior que a de Angry Birds, por isso a Rovio fez um belo tutorial nos primeiros desafios. Logo, o jogador já está acostumado com todos os elementos e condições de vitória. O objetivo é sempre fazer com que um objeto alcance um ponto determinado da fase. E você pode fazer isso coletando até três estrelas que também ficam espalhadas pelo cenário.

Usar bolas de tênis, futebol, sinuca e objetos como baldes pendurados em cordas são alguns dos artifícios que você irá encontrar. Com a progressão das fases, novos elementos surgem para incrementar as decisões.

Algo bastante legal que a Rovio fez foi adicionar um editor de mapas, que permite que qualquer jogador crie seus próprios desafios e compartilhe via os serviços de cada sistema. No iOS, por exemplo, tudo é compartilhado via GameCenter. A ideia é excelente e já provou ser muito funcional em jogos de consoles como LittleBigPlanet, de PlayStation 3. O problema é que nenhuma rede móvel está pronta o suficiente para fazer com que esse tipo de recurso funcione perfeitamente. O GameCenter da Apple ainda é uma piada, um sistema que só mostra o quanto a empresa ainda não aprendeu a integrar os serviços de jogos em seu sistema operacional.

Divertido, mas longe de genial, Amazing Alex vale a compra. O suporte garantido da Rovio com novos mapas e atualizações amplia ainda mais o valor do pequeno investimento. E para isso precisamos tirar o chapéu, a empresa realmente oferece um ótimo suporte para seus jogos após o lançamento.

AVALIAÇÃO INFO GAMES: 7,0

Baixe o Amazing Alex para Android pelo Downloads INFO.

Baixe o Amazing Alex para iOS pelo Downloads INFO.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images

Trending Articles





Latest Images